O Museu do Dinheiro abriu em 2013 e desde o início que a entrada é gratuita! Ou seja, é mais um espaço a conhecer em Lisboa. Podem aproveitar para o visitar nas horas de maior calor em que apetece uma sombrinha e, de preferência, um ar condicionado.
Este museu fica na Baixa Pombalina, no mesmo quarteirão do Banco de Portugal, junto à Câmara Municipal de Lisboa. Foi "construído" na antiga Igreja de São Julião, depois de aprofundadas obras de reabilitação (para quem gosta de saber mais sobre estas obras de arquitectura e engenharia, cliquem AQUI). O interior do museu é lindo e vale a pena a visita só pela obra arquitectónica, toda a exposição está dividida em 5 pisos.
A visita ao museu é muito interactiva e, por isso, óptima para fazer com crianças. Pode responder-se a jogos de quiz, gravar notas e moedas, verificar se as notas e moedas que temos no bolso são verdadeiras ou falsas e gravar vídeos. Depois em casa no dia seguinte é possível reviver tudo o que fizemos no museu através de alguns códigos que vêm impressos nos bilhetes de entrada.
Gravação de moedas |
Logo à entrada do museu é possível entrar numa caixa forte e tocar numa barra de ouro de 12kg. Depois passa-se por várias salas onde podemos ver a evolução do dinheiro ao longo dos tempos, ou de como se faziam trocas antes de existir dinheiro propriamente dito.
Dentro do museu existe uma cafetaria que pode servir para fazer um pequeno intervalo na visita. E durante o percurso somos, por várias vezes, surpreendidos com vistas para o exterior muito bonitas!
No piso -1, pode visitar-se a muralha D. Dinis, classificada como monumento nacional e é a única muralha medieval de Lisboa que pode ser apreciada.
Conclusão, mais um espaço para visitar em Lisboa e aprender algumas curiosidades sobre algo com que convivemos todos os dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário