segunda-feira, 3 de maio de 2021

Centro Interpretativo da História do Bacalhau

 Aproveitando os tempos menos movimentados de Lisboa que vivemos actualmente, fomos até ao Terreiro do Paço visitar o Centro Interpretativo da História do Bacalhau.

Este espaço museulógico divide-se em dois pisos, no primeiro encontra-se informação sobre a pesca do bacalhau e o segundo foca-se mais na culinária desta iguaria tão apreciada em Portugal.

Aprendemos muitas particularidades sobre a pesca do bacalhau que eram totalmente desconhecidas para nós. E por isso, vale sempre a pena visitar estes locais.

O museu é todo muito interactivo, o que o torna muito apetecível para os mais jovens. Tem até uma experiência imersiva a bordo de um Dóri. O Dóri é uma pequena embarcação que era usada, por um homem só, para a pesca do bacalhau à linha. Por vezes os homens passavam 12 horas nessas embarcações, sem ver ninguém.

Em todo o primeiro piso são assinaladas várias questões políticas que levaram os portugueses a arriscar tanto na pesca do bacalhau e como se foi desenvolvendo toda a frota bacalhoeira portuguesa da rota da Terra Nova. Explica-se também qual a razão de se denominar a frota bacalhoeira portuguesa de "Frota Branca". Neste piso encontram-se ainda vários objectos utilizados a bordo dos navios para a pesca do bacalhau.




Encontram-se também vários testemunhos, na primeira pessoa, de pessoas que trabalharam a bordo destes navios e que nos fazem uma descrição da dureza deste trabalho.

No segundo piso podemos sentar-nos à mesa e aprender mais um pouco de história, ficamos também a conhecer a origem do Bacalhau à Gomes de Sá e algumas dicas para cozinhar esta famosa e muito apreciada iguaria portuguesa...o Bacalhau!!!

A visita vale a pena, tivemos a sorte de ter o museu só para nós. O que torna a visita muito agradável e com total disponibilidade para vermos tudo com muita calma.

Sem comentários: