quarta-feira, 28 de março de 2012

Melhor Destino Europeu 2012

O Porto foi escolhido, através de uma votação online onde participaram 212 mil votantes, como Melhor Destino Europeu de 2012.
Esta é só mais uma prova de como o turismo em Portugal é bom e recomenda-se! Aproveitem viajem e conheçam o vosso país...
Torre dos Clérigos

Foz do Douro

Ponte de D. Luís

Ribeira do Porto (vista de Vila Nova de Gaia)

segunda-feira, 26 de março de 2012

18º Festival Queijo, Pão e Vinho

No próximo fim de semana vai decorrer um festival apetitoso em Palmela, o Festival Queijo, Pão e Vinho. Lembro-me que da última vez que lá estive comprei um pão bem grande, um queijo bem grande que pensei partilhar com várias pessoas. Pois no final apenas foram precisas 2 pessoas para comer tudo e não sobrar nada. O nosso colesterol agradece...


Desta vez vou tentar resistir à tentação e aventurar-me com um grupo de amigos por um passeio pedestre, que faz parte do programa do festival. O passeio vai ser "por caminhos de terra batida e carreteiros em zona rural e natural, com subidas suaves e vistas imensas sobre os estuários dos rios Sado e Tejo" (http://www.sal.pt/).
Depois ponho umas fotografias para também poderem admirar a paisagem!

sexta-feira, 23 de março de 2012

O bacalhoeiro

Como estou prestes a ir ao Porto (Sara vê lá se nasces!) lembrei-me de um restaurante que me ficou na memória, "O bacalhoeiro". Para não vos enganar, o restaurante fica na ribeira de Vila Nova de Gaia. Local onde é sempre agradável regressar, especialmente ao final da tarde. Mas desta vez a visita foi para o jantar, decorria o ano de 2007.

Não me lembro de que comi mas tal como o nome do restaurante indica, foi algo com bacalhau acompanhado de uma garrafa de vinho. A sensação que tenho é que a refeição durou horas, e não me devo estar a enganar por muito porque quando lá entrámos não estava ninguém, entretanto o restaurante encheu, as pessoas saíram e nós continuávamos lá dentro.
A decoração do restaurante foi feita com a finalidade de "remeter as sensações dos utilizadores para as embarcações e vivências da pesca do bacalhau em alto-mar, como se, ao estarem no restaurante, eles próprios fossem tripulantes ou passageiros.". Tudo isto foi muito bem conseguido e este é um dos restaurantes que merece a nossa visita por terras do norte de Portugal!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Peixe e companhia

Domingo foi dia de passeio e acabámos por almoçar em Setúbal no restaurante "Peixe e companhia" em plena Avenida Luísa Todi.
Eu já conhecia o espaço, que é muito acolhedor e não tem a confusão que a maior parte dos restaurantes naquela avenida costumam apresentar. E como eu queria era mesmo comer um peixinho grelhado aquela pareceu-me uma optima escolha.
A comida neste restaurante é boa e muito simples, um peixe grelhado (a variedade é grande) com o acompanhamento habitual, batatas, cenouras, alguma coisa verde (leia-se legumes) e desta vez também serviram migas que estavam muito boas.
Alguns pontos negativos a destacar, o tempo de espera entre o pedido e a comida ser servida (das duas vezes que lá estive, foi o que aconteceu). E outro ponto onde poderiam melhorar é no logotipo, não acham que é um bocadinho feio?!?!?!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cantinho das freiras

No seguimento do último post, lembrei-me do terraço do Cantinho das Freiras.
O Cantinho das  Freiras ou apenas Freiras é um self-service estilo cantina no Chiado onde se come por cerca de 8 euros um menú com prato, sobremesa e bebida. A comida não é o que nos leva a lá voltar, nem sequer a decoração do espaço, nem a simpatia dos empregados. O que nos leva lá é mesmo a vista fantástica do terraço.
Fiquem com as fotografias e com a morada Travessa do Ferragial, nº1...




quarta-feira, 14 de março de 2012

Melhor Hotel de Cidade



O Bairro Alto Hotel (http://www.bairroaltohotel.com/) foi considerado o melhor hotel de Cidade por Olimar Reisen, operador turístico alemão.
Bairro Alto Hotel
Deste hotel conheço a fachada e também o terraço/bar. O terraço tem uma vista fantástica sobre o rio Tejo, aconselho a visita especialmente ao final da tarde para beber um copo de vinho ou outra qualquer bebida que apreciem. Aproveitem para relaxar nos sofás e façam-se acompanhar de uma boa companhia.
Vista do terraço do Bairro Alto Hotel
Vista do terraço do Bairro Alto Hotel
O terraço pode ser visitado por qualquer pessoa, mesmo que não esteja hospedado no hotel e se quiserem ver apenas a vista também o podem fazer. Digo isto porque nunca me negaram o acesso.
Quanto ao restante hotel, não o conheço pessoalmente. Mas depois de dar uma vista de olhos pela galeria de imagens do site fiquei com a sensação que não faz parte dos meus eleitos...
Já lá foram?

segunda-feira, 12 de março de 2012

Casa da Música

Uma das vezes que estive no Porto, aproveitei para fazer uma visita guiada à Casa da Música (www.casadamusica.com). Penso que esta visita foi em 2006 ou 2007. O preço da visita foi bastante acessível (penso que tenha sido 2,50€, mas já deve ter aumentado) e posso dizer-vos que vale a pena. O guia era um jovem arquitecto que explicou como foi idealizada a Casa e o porquê de alguns/muitos pormenores que poderão passar despercebidos aos mais incautos...eu, por exemplo!

Casa da Música
No início da visita começam por explicar que o projecto original era de uma casa familiar, propriamente dita, e que foi depois adaptado para um espaço cultural. E por esta razão toda a Casa da Música é visitável percorrendo os corredores de cor acinzentada. A Casa tem mesmo um terraço onde seria possível ler, estudar, ouvir música, relaxar, etc. no entanto, nos corredores tiveram de ser colocadas barreiras porque as pessoas não souberam usar o espaço da melhor forma.

Terraço da Casa da Música

O interior do auditório principal tem a particularidade de existirem uns lugares para os VIPs que não são usados. Passo a explicar porquê! O arquitecto do espaço, o holandês Rem Koolhaas, não gosta do facto dos VIPs andarem sempre a pedir convites para os concertos e de ficarem nas primeiras filas. Então, arranjou-lhes uns lugares onde toda a gente os vê (e sabe que aqueles bilhetes foram oferecidos) e ainda por cima se as senhoras forem de saias ficarão um pouco incomodadas, dado que esses lugares são num varandim de vidro. Digam lá que o arquitecto não pensou em tudo!!!!
Interior do auditório
Depois percorremos umas quantas salas do serviço educativo onde o jogo de cores nos faz perceber a influência da cor nos nossos comportamentos. Numa das salas (penso que cor de laranja), brincamos como umas crianças e até fizemos uma parede inclinada de escorrega. Numa outra sala (para os tons de roxo) começamos todos a falar muito baixinho e a ficar muito calmos.
Mais um pormenor é que dentro da Casa estamos sempre a ouvir os músicos a tocar mas eles não ouvem os nossos ruídos.

Fui fazer uma pesquisa e verifiquei que as visitas são feitas diariamente em português (11 e 16 horas) e em inglês (16 horas) e custam 3€ por pessoa. Vale a pena aproveitarem!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Eu vou, eu vou...

Eu vou, eu vou
Para o H2 agora eu vou
Tara ti pum, tara ti pum
Eu vou, eu vou....
(têm de ler isto a cantar a música da Branca de Neve e os 7 anões!!!)

Pois é, estarei em Unhais da Serra no H2otel (http://www.h2otel.com.pt/) em Abril... Eu sei já lá fui 4 vezes, mas apetece-me sempre voltar!

Depois eu ponho aqui umas fotografias

quinta-feira, 8 de março de 2012

Taberna 2780 ou 2780 Taberna

A Taberna 2780 (eu gosto de a chamar assim, mas penso que o nome correcto seja 2780 Taberna) é um restaurante muito peculiar, quer pela comida apresentada quer pelo espaço quer pelo atendimento. Está situado em Santo Amaro de Oeiras e já tive o prazer de lá ir 3 vezes.
A moda dos menus de degustação nos restaurantes já é antiga. No entanto, sempre que vou à taberna fico com a sensação de que ali é diferente porque não escolhemos mesmo nada, o que para alguns é bom para outros nem por isso. Eu faço parte do primeiro grupo (quando o menu me agrada, porque nunca marco mesa sem antes saber o que é a comida).
O espaço onde está este restaurante é pequeno, muito agradável e muito familiar. Gosto especialmente das mesas.
A comida é de muito boa qualidade e com muita inovação à mistura. O que gosto mesmo muito é do pão que servem para entrada (em casa já repeti alguns deles, mas nunca ficam tão bons!!).
Conselho, não tentem ir à Taberna 2780 sem marcar porque o mais provável é virem ambora sem terem jantado.
O menu que está actualmente a ser servido é:
- O caldo de feijão, com o coração partido, enfrascou-se na cachaça.
- Regresso ao futuro II do trio eléctrico
- A batata derreteu-se com o salmão e o bróculo com o queijo
- Tornedó de perú com o nabo armado em cogumelo mágico
- O Eusébio teve alta e esta firme como uma pera rocha
Só de ver o menu já me apetece lá ir outra vez!!!

Aviso, os taberneiros mudaram e ainda não voltei lá desde que isso aconteceu, por isso, se tiverem lá ido recentemente deixem comentário com a vossa experiência, para eu continuar a par das novidades...

domingo, 4 de março de 2012

Tróia de bicicleta

Este foi mais um domingo de passeio de bicicleta com o grupo de amigos, com piquenique incluído. Desta vez o local escolhido foi Tróia.
A aventura teve início numa estação de comboios da linha do Sado...
Depois continuou pelas ruas de Setúbal até chegarmos às docas onde apanhámos o ferryboat...
Torre de comando do ferryboat

Vista do Tróia Design Hotel durante a travessia do rio Sado
Chegados a Tróia lá começamos a pedalar pela ciclovia até ao local escolhido para o piquenique. E nada melhor do que a praia, porque quando o sol espreitava estava muito quentinho. Até houve quem fosse ao banho inesperadamente e depois andasse de cuecas e meias até ao joelho até casa. Ficava mesmo fashion...
Para terminar tomámos um café na marina e lá fomos no caminho inverso até casa!
Eu já tenho algumas ideias de passeio para o próximo mês, mas espero que me indiquem algumas.