segunda-feira, 12 de março de 2012

Casa da Música

Uma das vezes que estive no Porto, aproveitei para fazer uma visita guiada à Casa da Música (www.casadamusica.com). Penso que esta visita foi em 2006 ou 2007. O preço da visita foi bastante acessível (penso que tenha sido 2,50€, mas já deve ter aumentado) e posso dizer-vos que vale a pena. O guia era um jovem arquitecto que explicou como foi idealizada a Casa e o porquê de alguns/muitos pormenores que poderão passar despercebidos aos mais incautos...eu, por exemplo!

Casa da Música
No início da visita começam por explicar que o projecto original era de uma casa familiar, propriamente dita, e que foi depois adaptado para um espaço cultural. E por esta razão toda a Casa da Música é visitável percorrendo os corredores de cor acinzentada. A Casa tem mesmo um terraço onde seria possível ler, estudar, ouvir música, relaxar, etc. no entanto, nos corredores tiveram de ser colocadas barreiras porque as pessoas não souberam usar o espaço da melhor forma.

Terraço da Casa da Música

O interior do auditório principal tem a particularidade de existirem uns lugares para os VIPs que não são usados. Passo a explicar porquê! O arquitecto do espaço, o holandês Rem Koolhaas, não gosta do facto dos VIPs andarem sempre a pedir convites para os concertos e de ficarem nas primeiras filas. Então, arranjou-lhes uns lugares onde toda a gente os vê (e sabe que aqueles bilhetes foram oferecidos) e ainda por cima se as senhoras forem de saias ficarão um pouco incomodadas, dado que esses lugares são num varandim de vidro. Digam lá que o arquitecto não pensou em tudo!!!!
Interior do auditório
Depois percorremos umas quantas salas do serviço educativo onde o jogo de cores nos faz perceber a influência da cor nos nossos comportamentos. Numa das salas (penso que cor de laranja), brincamos como umas crianças e até fizemos uma parede inclinada de escorrega. Numa outra sala (para os tons de roxo) começamos todos a falar muito baixinho e a ficar muito calmos.
Mais um pormenor é que dentro da Casa estamos sempre a ouvir os músicos a tocar mas eles não ouvem os nossos ruídos.

Fui fazer uma pesquisa e verifiquei que as visitas são feitas diariamente em português (11 e 16 horas) e em inglês (16 horas) e custam 3€ por pessoa. Vale a pena aproveitarem!

Sem comentários: