sexta-feira, 26 de abril de 2019

Universidade de Coimbra - Paço das Escolas

Fomos até à Universidade de Coimbra impulsionados pela ideia de uma menina que queria conhecer a Biblioteca Joanina. Por isso, lá fomos os 5 até Coimbra visitar mais um lugar histórico do nosso Portugal fantástico.
No Paço das Escolas, para além da Biblioteca Joanina visitamos a Capela de São Miguel e o Palácio Real. Depois do almoço foi a vez do Museu da Ciência. Não fomos ao Jardim Botânico, mas sem dúvida que aconselho a visita.
Pessoalmente não ia à Biblioteca Joanina há muitos anos (mesmo muitos!), mas valeu a pena a viagem.
A visita à Biblioteca tem horas marcadas, por isso, essa foi a nossa primeira aventura. O edifício está dividido em 3 pisos, no inferior temos a antiga prisão académica, no piso intermédio os motivos de interesse não são muitos, mas naquele momento o suspense para a visitar o piso nobre já é tão grande que só queremos que a porta de acesso se abra. Finalmente chegados à biblioteca propriamente dita ficamos deslumbrados, apenas se pode permanecer nesta sala 10 minutos, mas são suficientes. Para onde quer que se olhe é tudo arrebatador. É de facto uma das bibliotecas mais bonitas e antigas do mundo. Os meus 4 companheiros de viagem, apenas fizeram o reparo de que faltou tocar ou ver mais de perto alguns livros. Mas percebe-se que tal seria quase impraticável.
Piso intermédio
Piso intermédio



Saídos da biblioteca fomos visitar a Capela de São Miguel e o seu órgão com cerca de 2000 tubos, que está a sofrer obras de melhoramento. Na parte exterior da Capela pode ver-se um típico portal manuelino, com todo o seu simbolismo marítimo.
O primeiro Paço Real existente em Portugal que albergou D. Afonso Henriques e viu nascer quase todos os reis da primeira dinastia, é constituído por várias salas de dimensões muito generosas e com uma varanda sobre o Rio Mondego com uma vista maravilhosa. Ora vejam!


Aproveito para parabenizar as folhas informativas que existem em todos os espaços visitados. Especialmente os factos curiosos que aparecem no final.
A descrição da visita ao Museu da Ciência fica para um próximo post...
Visitem Portugal e revivam toda a sua história. Divirtam-se!


Sem comentários: