quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Salinas Naturais de Rio Maior

Salinas em Rio Maior? Mas Rio Maior não fica perto do mar!!

É verdade em Rio Maior há salinas naturais e produzem sal! Localizam-se a cerca de 40km (em linha reta) do oceano Atlântico, o que as torna especiais e praticamente únicas no Mundo. Tanto quanto sei, existem umas salinas idênticas em Espanha (Salinas de Montejícar) e outras no Peru (Salinas de Maras).

E como é então possível a existências destas salinas. Há cerca de 200 milhões de anos a água salgada do oceano chegava até este zona do País, mas devido a várias alterações a água foi recuando e neste local ficou um grande lago que foi secando. No entanto, no subsolo, mantém-se até aos dias de hoje uma grande mina de sal-gema a 60m de profundidade. Sempre que chove, as águas infiltram-se e criam cursos de água que passam nesta mina. É depois esta água que alimenta o poço das salinas e que tem uma concentração de sal sete vezes superior à água do mar.

Na realidade quando visitamos as salinas de Rio Maior, estamos num Museu Vivo. Há sempre alguém a trabalhar o sal e a prepará-lo para ser armazenado e mais tarde comercializado. Para terem uma ideia da imensidão do local, este ocupa 27000m2, cerca de 3,5 campos de futebol!!! É algo magnífico! A visita é feita livremente em redor de toda a salina, mas anteriormente aconselho uma visita à loja das salinas porque, pelo menos comigo, a senhora que lá estava foi muito simpática e explicou-nos tudo o que íamos ver e como era todo o funcionamento da salina. De facto, a produção de um dos produtos mais baratos e comuns nas nossas cozinhas é uma fonte de conhecimento, trabalho e beleza inimaginável.

Em redor das salinas existem uns antigos armazéns de madeira, que foram transformados e hoje em dia são locais de comércio e restaurantes. Estes armazéns são em madeira para evitar a corrosão pelo sal. E a maior curiosidade destes armazéns são as fechaduras de madeira, uma vez que se fossem feitas de metal há muito que já não tinham qualquer utilidade.

Visitem as salinas, e se quiserem/conseguirem podem marcar uma visita guiada, de certeza que vai valer pena. Divirtam-se!


Sem comentários: